Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
08 abril 2024
12:59
Redação

Toquinho celebra 60 anos de carreira em Portugal e traz Camilla Faustino

Toquinho celebra 60 anos de carreira em Portugal e traz Camilla Faustino
Foto Promocional
Há datas em Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, no mês de junho.

O músico brasileiro Toquinho vai passar por Portugal no âmbito da celebração dos 60 anos de carreira. O artista, já consagrado com dois Grammys Latinos, atua a 18 de junho no Altice Fórum de Braga, a 19 de junho na Casa da Música, no Porto, a 21 de junho no Convento São Francisco, em Coimbra, e a 27 de junho no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa

Toquinho vai atuar com a cantora brasileira Camilla Faustino, com quem começou a partilhar o palco em 2016.    

"Para Toquinho, o violão passou a ser o prolongamento do próprio corpo. A cada dia aprimora-se mais, como se o tempo agisse como companheiro e não adversário. Tocar violão, para ele, é respirar com as mãos, e é do violão que ele extrai o néctar capaz de garantir o lema de seus dias: 'só tenho tempo para ser feliz'", conta o comunicado que chegou à redação. 

Toquinho é um nome incontornável na música brasileira. O músico, que começou a ter aulas de violão aos 14 anos com Paulinho Nogueira, começou a carreira nos anos sessenta e ao lado de grandes referências da Música Popular Brasileira, como é o caso de Tayguara, Chico Buarque, Elis Regina, Zimbo Trio, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil ou Paulinho da Viola.

 

No início dos anos setenta, trabalhou com Vinícius de Moraes, uma parceria que se estendeu ao longo de dez anos e que somou mais de cem canções.  

Durante os sessenta anos de carreira, além de Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Benjor e Paulo Vanzolini, Toquinho tem composições com outros parceiros importantes, como Mutinho, Gianfrancesco Guarnieri, Sadao Watanabe, Francis Hime, Paulo César Pinheiro ou Paulinho da Viola. Sempre aberto a novas parcerias, criou recentemente canções ainda inéditas com Carlinhos Brown, Renato Teixeira e Camilla Faustino, artista com quem vai atuar em Portugal. 

"Uma das pérolas da sensibilidade de Toquinho é, sem dúvida, a parte de sua obra que abrange o mundo infantil. São 40 canções registradas em quatro discos: "Arca de Noé" e "Arca de Noé 2, em parceria com Vinicius de Moraes; "Casa de Brinquedos", cujo parceiro é Mutinho; e "Canção de Todas as Crianças", com Elitas Andreato, tendo como fonte de inspiração a "Declaração Universal dos Direitos da Criança". Adotadas em escolas e utilizadas em projetos publicitários, essas canções promovem a Toquinho a constante renovação de seu público", acrescenta a nota.

O músico brasileiro gravou mais de 85 discos gravados, entre LPs, CDs e DVDs

Mais Notícias