Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
25 julho 2017
18:55
Redação

Parque das Nações recebe Eurovisão a 12 de maio de 2018

Parque das Nações recebe Eurovisão a 12 de maio de 2018
"Lisboa oferece uma panóplia de valências" diz o presidente da RTP Gonçalo Reis. O Festival da Canção acontece em Guimarães.

O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final do Festival Eurovisão da Canção nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. O Festival da Canção (o português) vai realizar-se no Pavilhão Multiusos de Guimarães, em março. O anúncio foi feito há instantes em conferência de imprensa, na sede da televisão pública, pelo presidente da RTP, Gonçalo Reis, que considera esta uma "grande oportunidade para nos projetarmos ao nível internacional".

Esta é a primeira vez em 16 anos que o Festival RTP da Canção decorre fora de Lisboa.

A estação pública organiza o próximo certame europeu das canções na sequência da vitória de Salvador Sobral em maio passado, em Kiev.

Portugal, considerado por Gonçalo Reis um "país criativo, com uma cultura aberta e tolerante", venceu pela primeira vez o Festival da Eurovisão, no passado dia 13 de maio, com a canção 'Amar Pelos Dois', de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.

Até à sua vitória, a melhor classificação que Portugal conseguira foi um sexto lugar, por Lúcia Moniz, com 'O Meu Coração Não Tem Cor', em 1996, que pode recordar mais abaixo.

Portugal participou pela primeira vez no Festival da Eurovisão, em 1964, com a canção 'Oração', de António Calvário, em Copenhaga, que não obteve qualquer ponto, ficando em 13.º lugar, com a ex-Jugoslávia e a Suíça, entre 16 concorrentes. Desde o início Portugal não participou por cinco vezes: em 1970, juntando-se a um protesto de outras televisões europeias, devido aos critérios de votação, depois da vitória ex-aequo de quatro canções, em 1969, em Madrid, e, já neste século, em 2000, 2002, 2013 e 2016.

 

Mais Notícias