Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
13 maio 2018
00:15
Daniela Azevedo

Israel vence o Festival da Eurovisão

Israel vence o Festival da Eurovisão
Netta Barzilai arrecadou 529 pontos na 63.ª edição do Festival da Eurovisão.

Israel é o país vencedor que sucede a Salvador Sobral como vencedor do Festival Eurovisão da Canção. Há 20 anos que Israel não ganhava o festival (antes disso tinha vencido em 78 e 79). Netta Barzilai venceu com o tema 'Toy', que já tinha sido criticado pelo próprio Salvador que o considerou "horrível". Pode ouvir a canção mais abaixo.

A vencedora arrecadou 529 pontos entre os espectadores de cada país e os júris de 43 países (embora só 26 tenham participado). Portugal atribuiu os seus 12 pontos à Estónia.

A canção portuguesa, 'O Jardim', de Isaura e Cláudia Pascoal ficou em último lugar.

O espetáculo organizado por Portugal, na Altice Arena, em Lisboa, fica, também, marcado pelas atuações portuguesas de Sara Tavares, Branko, Plutónio e Mayra Andrade. Claro que também não podia faltar Salvador Sobral, acompanhado ao piano por Júlio Resende no seu tema novo, e, pouco depois, também a interpretar a canção vencedora do ano passado, 'Amar Pelos Dois', em dueto com o brasileiro Caetano Veloso.

As atuações ficam, contudo, marcadas por um episódio insólito quando um homem invadiu o palco e retirou o microfone à cantora SuRie enquanto interpretava o tema 'Storm', impedindo-a de cantar durante cerca de 20 segundos. O homem disse algumas palavras, não percetíveis, mas acabou por ser retirado por seguranças.  Quando SuRie recuperou o microfone continuou a cantar e foi ovacionada pelo público.

A organização, em comunicado divulgado através do Twitter, lamentou o sucedido e anunciou que o homem se encontra "sob custódia policial". Foi dada a possibilidade ao Reino Unido de repetir a atuação, mas a delegação inglesa decidiu não o fazer "por estar extremamente orgulhosa da atuação". O que venha a seguir depende "da formalização de uma queixa por parte da RTP". Não se sabe se a cantora quererá apresentar queixa formal.

 

 

Mais Notícias