Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
23 novembro 2018
16:57
Gonçalo Palma

António Zambujo nos lançamentos de hoje

António Zambujo nos lançamentos de hoje
Novos discos também de Rita Ora, Eros Ramazzotti e Ed Harcourt.

Sai hoje para as lojas o novo álbum de António Zambujo, "Do Avesso", mais robusto em orquestrações, com arranjos de Filipe Melo, que partilha a produção com o multi-instrumentista Nuno Rafael e João Moreira. Depois do disco de versões de Chico Buarque "Até Pensei que Fosse Minha", Zambujo encosta-se mais ao legado de António Carlos Jobim neste conjunto de novas canções, uma delas 'Sem Palavras', composta por Mário Laginha, com letra de João Monge.  

 

Finalmente, Rita Ora pode dizer que tem um segundo álbum. "Phoenix" termina hoje com a demora, mais de seis anos depois de Ora. Algumas das novas canções foram apresentadas no poderoso espetáculo no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, no passado verão. Uma delas é 'Girls', onde participa uma trupe de cantoras como Cardi B ou Charli XCX.

 

Quem não desarma é Eros Ramazzotti, que já vai no seu 14º álbum, "Vita Ce N'è", que merece o tema-título em baixo. Sem cedências, continua a cantar em italiano. É assim que o seu público estrangeiro o gosta de ouvir.


De uma Inglaterra bucólica e bonita, mesmo que acizentada, continua a vir Ed Harcourt, que desta vez arrisca mais um pouco e faz de "Beyond The End" o seu primeiro álbum totalmente instrumental. Alô cineastas!? Ed Harcourt quer voltar a compor bandas sonoras. É o que está a pedir este disco. 

 

Quem também lança hoje um álbum totalmente instrumental é o agora lisboeta Jacco Gardner, "Somnium", num dia em que também saem os novos longos dos punks Art Brut, "Wham! Bang! Pow! Let's Rock Out!", do projeto mais celestial My Brightest Diamond, "A Million And One", e dos mais esotéricos Laibach, "The Sound of Music".

 

O arquivo cancioneiro de José Mário Branco volta a mexer com a compilação "Canções Escolhidas" e com uma edição limitada de uma caixa da discografia integral dos nove álbuns do músico portuense. Outro arquivo que volta a mexer, como se fosse um morto-vivo, é o dos Bauhaus, com as reedições em vinil do EP que ditou a fundação do movimento gótico, "The Bela Session" (de 1979), onde está a canção 'Bela Lugosi's Dead', e ainda dos álbuns "The Sky's Gone Out" (de 1982) e o ao vivo "Press Eject And Give Me The Tape" (também de 1982). Hoje são ainda reeditados "Deep Purple In Rock" (em vinil) dos Deep Purple, o homónimo dos Linda Martini (com o acréscimo de mais dois temas) e "The Black Light" dos rockers do deserto Calexico (álbum que está a comemorar vinte anos).

 

Mais Notícias