Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
15 janeiro 2020
14:23
Redação / Agência Lusa

Elvas acolhe a final do Festival da Canção

Elvas acolhe a final do Festival da Canção
Facebook/ Festival da Canção RTP
A final do Festival da Canção deste ano, marcada para o dia 7 de março, vai decorrer em Elvas. O anúncio foi feito hoje pela RTP. Também já são conhecidos os compositores para a edição de 2020.

A final do Festival da Canção deste ano está marcada para o dia 7 de março e vai decorrer em Elvas

O anúncio foi feito hoje numa conferência de imprensa nas instalações da RTP, em Lisboa, na qual ficou também a saber-se que a cerimónia será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha (PS), garantiu que a cidade irá fazer da final, que é também o dia de aniversário da RTP, "uma grande festa".

"Juntamos a canção contemporânea uma marca de Património Mundial", referiu o autarca, lembrando que Elvas é Património Mundial da UNESCO.

O protocolo de colaboração entre a RTP e a Câmara Municipal de Elvas foi assinado na ocasião, por Nuno Mocinha e pelo presidente do conselho de administração da estação pública, Gonçalo Reis.

Elvas sucede a Guimarães e a Portimão, que acolheram a final do concurso em 2018 e 2019, respetivamente. A escolha de Lisboa como cidade que iria acolher o Festival Eurovisão da Canção em 2018, depois de, no ano anterior, Portugal ter vencido o concurso pela primeira vez (com 'Amar pelos Dois”, tema interpretado por Salvador Sobral), gerou na altura reclamações por parte de vários autarcas.

Nesse ano, a RTP anunciou que a final do concurso passaria a realizar-se sempre numa cidade diferente. Guimarães, em 2018, foi a primeira.

O diretor de programas da RTP1, José Fragoso, referiu que "depois do Norte e do Sul", a estação pública tinha "apontado ao Centro nesta edição".

"Elvas é uma cidade belíssima e geograficamente está num ponto estratégico. É uma zona ao Centro e Interior, como queríamos", afirmou.

Apesar de a final se realizar fora de Lisboa, as semifinais continuaram a acontecer na capital, nas instalações da RTP. Este ano, as duas semifinais decorrem a 22 e 29 de fevereiro. A primeira semifinal será apresentada por Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira e, a segunda, por José Carlos Malato e Sónia Araújo.

A primeira vez que o Festival da Canção se realizou fora de Lisboa foi em 1983, no Coliseu do Porto, tendo depois disso passado por locais como Funchal (1987), Évora (1989) e Santa Maria da Feira (2001).

Também já são conhecidos os 16 autores que vão compor as canções a concurso na edição do próximo ano. São eles António Avelar Pinho, Blasted Mechanism, Dino D'Santiago, Elisa Rodrigues, Filipe Sambado, Hélio Morais, Jimmy P, João Cabrita, Marta Carvalho, Meera, Pedro Jóia, Rui Pregal da Cunha, Throes + The Shine, Tiago Nacarato, Cláudio Frank  e Dubio Feat +35.

Mais Notícias